O que é calibração diária de instrumentos?
A calibração diária é um procedimento criado para que o operador do instrumento coloque-o em um estado conhecido utilizando o padrão de referência de valores rastreáveis, fornecido com o instrumento pela fábrica.
O procedimento para a calibração diária é simples e direto. São feitas duas medições com o instrumento, uma medição do padrão de cerâmica branca com valores rastreáveis e uma medição do preto absoluto.
A medição do padrão da cerâmica branca deve ser sempre feita com o padrão que foi designado para o respectivo instrumento. Cada padrão branco tem um número de série. Portanto, é facilmente emparelhado com o instrumento correto. A medição do preto absoluto, conhecida também como a calibração do zero ou ¨black trap measurement¨ pode ser realizada: 1) através da utilização de um acessório especial para o instrumento que absorve toda a luz, chamado de ¨black trap¨, ou caixa preta ou caixa de calibração zero, ou 2) através de uma medição com nada na frente da porta de medição dos instrumentos a uma distância de pelo menos três pés / 1 metro (porta aberta para a calibração do preto). Em qualquer cenário, o resultado final é o mesmo em que nenhuma luz será refletida de volta para o instrumento. Portanto, o resultado da medição será de um preto absoluto.
Tanto a leitura do padrão branco quanto a leitura do preto absoluto são utilizadas pelos instrumentos a bordo do processador para colocar o instrumento em um estado conhecido de calibração.