Fórmula de Diferença de Cor CIE 2000


Color Measurement Feature CIE 2000 Color Difference Formula

A fórmula de diferença de cor CIE 2000 foi desenvolvida para resolver o problema das diferenças entre as avaliações instrumentais e o olho humano, causadas pela diferença no formato e tamanho dos limites de percepção do olho humano.

A fórmula de diferença de cor CIE 2000 não é uma tentativa de criação de um espaço de cor no qual os limites de percepção de cor do olho humano sejam uniformes. Ao invés disso, ela define um cálculo para que as diferenças calculadas pelos instrumentos se aproximem dos limites de percepção de cor do olho humano dentro do espaço do CIE Lab (Espaço de cor L*a*b*). Índices específicos podem ser atribuídos às diferenças de luminosidade ΔL*, saturação ΔC*, e tonalidade ΔH*, pelo uso dos coeficientes SL, SC e Sh respectivamente. Esses coeficientes incluem os efeitos de luminosidade L*, saturação C* e tonalidade h. Consequentemente, os cálculos incorporam as características dos limites de percepção de cor do olho humano no espaço no CIE Lab (Espaço de cor L*a*b*): 1)Dependência da Saturação, 2) Dependência da Tonalidade, 3) Dependência da Luminosidade.

Com a fórmula de diferença de cor CIE Lab (Espaço de Cor L*a*b*) a diferença de cor ΔE*ab ou a diferença de cromaticidade Δa*b* eram um círculo perfeito ou um retângulo no espaço de cor L*a*b*. Com o CIE2000, a diferença de cor ΔE00 é representada por uma elipse com o maior eixo na direção da saturação, que é a forma do limite de percepção do olho humano. Na região com baixa saturação, o peso dos coeficientes SL, SC e Sh se aproximam respectivamente de 1, fazendo a elipse ficar mais circular.

Na região com maior saturação, o peso do coeficiente SC se torna maior, comparado com os coeficientes Sl e Sh alongando a elipse na direção da saturação (menor sensibilidade pela diferença de saturação).

Com a fórmula de diferença de cor CIE 2000 o efeito do ângulo de tonalidade também é considerado. Como resultado a fórmula abrange outra característica dos limites de percepção do olho humano no CIE Lab (Espaço de Cor L*a*b*): 4) Mudança de direção na percepção de cor em ângulos próximos a 270 graus (azul) (desvio na direção da saturação).