Nova Visão Com a Colorimetria


Embora você provavelmente nunca tenha ouvido falar sobre isso antes, o estresse visual é um problema de visão comum que afeta muitas pessoas em todo o mundo. Semelhante ao daltonismo, essa condição pode causar problemas para a pessoa ver corretamente. O estresse visual cria distorções que devem ser corrigidas para que um indivíduo possa ver de maneira correta e clara. Por exemplo, o contraste, ou a falta dele, entre as letras e seus planos de fundos pode causar problemas de leitura, possivelmente incluindo alguns casos de dislexia. A percepção de cores pode ser uma das principais razões para o estresse visual.

Para testar o estresse visual, os optometristas usam algo chamado Colorímetro Intuitivo. Este é um tipo de colorímetro calibrado para medir como o olho distingue entre cor e contraste. Durante esse teste, o optometrista pode alterar o tom e a saturação do que o paciente está vendo. Semelhante a outros testes de visão, o paciente pode decidir se algo está mais claro ou menos claro ou se pode ver melhor antes e depois dos ajustes. O colorímetro analisa as cores que o observador é e não é capaz de ver claramente, e quais cores podem causar distúrbios visuais em conjunto com outras.

Uma vez que as causas específicas são determinadas, o oftalmologista pode criar óculos personalizados que atuam como filtros para as áreas problemáticas. As lentes são coloridas especificamente para neutralizar as cores e eliminar distorções. Isso ajuda os olhos a perceberem o texto como nítido, não borrado e também ajuda a processar as informações de maneira mais clara e rápida.

Ao corrigir o estresse visual, as pessoas que tiveram dificuldade em ler e se concentrar podem renovar sua capacidade de trabalhar com eficiência. As crianças que parecem ter problemas com a leitura, o aprendizado e a concentração podem sofrer de distúrbios visuais. Essas crianças podem se beneficiar muito com os testes e começar a usar as lentes coloridas quando são ainda novas. O uso da colorimetria nessa configuração comprova que aplicações científicas podem ser usadas para fornecer facilmente soluções para os problemas do dia-a-dia de maneiras que talvez não fossem descobertas de outra forma.

Além do estresse visual que certas pessoas sofrem, a verdade é que todos vemos as cores de maneira diferente. Para isso, a Konica Minolta Sensing oferece uma variedade de instrumentos de medição de cores e aparência, como colorímetros e espectrofotômetros, que o ajudarão a controlar esses parâmetros com precisão e confiabilidade. O novo espectrofotômetro CM-26d oferece funções que permitem melhorar a medição de cores em amostras planas ou grandes, sendo fáceis de usar pelos usuários, proporcionando níveis mais altos de concordância instrumental.

Privacy Preference Center