A Importância da Consistência da Cor nos Cosméticos


A cor é o coração da indústria de cosméticos. Garantir que a cor da maquiagem fique bem no usuário final deve ser o objetivo principal dos fabricantes de cosméticos. Os seres humanos têm uma ampla gama de tons de pele, o que funcionaria para alguém com pele clara não funcionaria para alguém com pele mais escura. Um tom de sombra azul pode funcionar para uma pessoa, mas outra pessoa precisaria de um tom diferente.

A teoria da cor é importante na maquiagem. Em cosméticos, vemos e estamos preocupados com as quatro partes da teoria da cor. O pigmento está em todas as formas de maquiagem para criar a cor desejada. Uma representação tridimensional comum da cor inclui o matiz, o croma e o valor. Ao criar escalas de matiz, luminosidade e saturação, podemos medir as cores numericamente. No Sistema de Renotação Munsell, qualquer cor dada é expressa como uma combinação de letra / número (H V / C) em termos de seu matiz (H), valor (V) e croma (C) conforme avaliado visualmente usando os Gráficos de cores Munsell. Outros métodos para expressar a cor numericamente foram desenvolvidos pela Commission Internationale de l’Eclairage (CIE). Os dois métodos mais conhecidos são o espaço de cor Yxy, desenvolvido em 1931 com base nos valores tristímulus XYZ definidos pela CIE, e o espaço de cor L * a * b *, criado em 1976 para fornecer diferenças de cor mais uniformes em relação a diferenças visuais.

Os cosméticos vêm em centenas de cores e tons diferentes, por isso é importante que os fabricantes de cosméticos possam criar receitas de cores reproduzíveis e precisas. No entanto, a cor e a consistência da maquiagem vêm de uma combinação de muitos ingredientes específicos. Estes incluem agentes corantes, agentes de volume, bases, filtros solares e aditivos. Os corantes vêm de três fontes principais: mineral, vegetal e animal. Se você quiser bochechas rosadas, muitas vezes encontrará beterraba em pó em blushes. Materiais que as pessoas não esperariam encontrar em cosméticos, como minerais como alcatrão de carvão, pó de alumínio e óxido de ferro, estão em todos os tipos de cosméticos, especialmente nas cores metálicas esquisitas que tanto amamos.

Tudo pode influenciar a formulação da cor, especialmente ao usar materiais orgânicos que terão cores diferentes de lote para lote. Previsões de receitas mais precisas resultarão em economias de custo significativas, o que reduzirá os custos de P&D e produção, minimizando o uso de corantes caros ao tentar formular receitas. O Software de Gerenciamento e Formulação de Cores Colibri® é a ferramenta ideal, com Colibri® toda a cadeia de abastecimento pode ter acesso a dados compartilhados e maiores benefícios da comunicação aprimorada de cores.

Ao desenvolver uma receita com Colibri®, você precisa medir a cor de cada ingrediente da receita. Para medir a cor, você precisa usar um instrumento para criar um valor numérico quantificável. A tecnologia espectrofotométrica baseada em esfera, encontrada em instrumentos como o espectrofotômetro CM-5, é a melhor maneira de garantir que as cores estejam dentro da tolerância aceitável.

As medições de cores são tão precisas quanto os instrumentos usados para fazê-las. A Konica Minolta é líder da indústria em instrumentos de medição de cor top de linha, como o CM-5, o CM-700d e o CM-3700A, e software de gerenciamento de cores como Colibri®. Esses instrumentos e softwares altamente precisos são capazes de fornecer dados precisos de medição de cores para aplicações de manufatura na indústria cosmética, mantendo os consumidores de cosméticos com a melhor aparência.

Privacy Preference Center