Como a Iluminação nas Lojas Afeta os Consumidores


Andando pelas ruas, é difícil não notar as lojas com iluminação brilhante e colorida. Afinal, é uma maneira fácil de atrair consumidores e manter os corredores bem iluminados. Este tipo de iluminação, no entanto, nem sempre é útil, e as lojas precisam estar atentas à iluminação que usam. O Dextra Group PLC relata que dois estudos recentes mostraram como a iluminação nas lojas pode afetar a forma como os clientes compram.

O primeiro estudo, conduzido por pesquisadores do Instituto Real de Tecnologia da Suécia, levou 97 participantes e os colocou em três cenários de realidade virtual, consistindo de lojas, vitrines e displays de varejo. Os sujeitos foram então solicitados a comparar e contrastar os esquemas de iluminação.

Os resultados mostraram que o brilho de uma loja é significativo para os consumidores, mas também a temperatura e a renderização da cor. Os cientistas também descobriram que a iluminação brilhante parecia incrivelmente eficaz nas janelas das lojas quando era projetada do teto, e não dos lados. A partir disso, os pesquisadores concluíram que a temperatura de cor da luz poderia ser usada para levar os clientes a certas partes da loja ou até mesmo produtos.

O segundo estudo, conduzido por cientistas da Universidade de Hamburgo, analisou como as pessoas reagiam a diferentes configurações de iluminação no varejo, rastreando o movimento dos olhos. Eles descobriram que os olhos das pessoas gravitam naturalmente em direção a áreas com luz contrastante em vez de regiões bem iluminadas e que a luz azul chama mais a atenção do que qualquer outra cor. Então, se você quer que os clientes comprem certos produtos, você deve colocá-los estrategicamente em uma iluminação especializada.

Juntos, esses dois estudos mostram a importância da iluminação no varejo. Os fabricantes de lâmpadas devem considerar os possíveis efeitos das suas luzes, e os instaladores precisam estar conscientes de como eles configuram a iluminação dentro de uma loja. Os produtos Konica Minolta Sensing podem ajudar. Nossos instrumentos de medição de luz e cor, como o Medidor de Chroma CL-200A e o Espectrofotômetro de Iluminância CL-500A podem medir o brilho e a temperatura da cor de todos os tipos de iluminação, para que as empresas possam usar sua iluminação para melhorar a experiência de compra. Contate-nos hoje!

Privacy Preference Center