TM-30 sai de cena para um novo padrão da indústria


O CRI (Índice de Reprodução de Cores), desenvolvido pela Comissão Internacional de Iluminação, tem sido usado por meio século como um método de avaliação das propriedades de reprodução de cores de uma fonte de luz. O CRI, no entanto, permaneceu inalterado há 40 anos e é apenas para avaliação da fidelidade de cores, o que significa que seus valores funcionam comparando a aparência de cores de um objeto com a aparência de uma fonte de iluminação específica. Ele não considera outras qualidades de cor como o gama.

Após uma extensa pesquisa, a Sociedade Internacional de Engenharia criou uma nova métrica TM-30-15 ou a abreviação TM-30 para remediar essas falhas e fornecer um sistema mais abrangente para avaliar efetivamente as propriedades de reprodução de cores de uma fonte de luz. Consiste em componentes múltiplos, sendo os três mais notáveis o Índice de Fidelidade, o Índice de Gama e o Gráfico de Vetores Coloridos. O Índice de Fidelidade de Cor, bem como o CRI, pode auxiliar na determinação do grau de semelhança de uma cor ou cores reproduzidas por uma fonte de teste e uma condição de referência. Diferente de certa forma do índice mais antigo ele considera 99 amostras em vez dos oito do CRI e não é injusto com as fontes de luz que aumentam o croma vermelha. A Gama de Cores é aplicável à área incluída por pontos em um diagrama de cromaticidade. No entanto, pode ter vários significados em todas as indústrias de cores. No caso do Gráfico Vetorial de Cores, ele se refere a um gráfico visual que mostra mudanças de croma e tonalidade para cada cor. Ele permite aos usuários ver facilmente quais tipos de cores têm mais ou menos saturação ao compará-las sob uma fonte de teste e um iluminante padrão.

Os recursos amplos do TM-30 incluem encontrar a fonte preferencial de luz para uma determinada aplicação e aumentar a disponibilidade de dados para a caracterização. As aptidões de reprodução de cores são benéficas para especificadores, fabricantes e pesquisadores, embora continue a ser visto se eles fizerem a mudança. A Comissão Internacional da Iluminação está criando novos métodos de reprodução de cor que poderiam substituir o CRI atual. Por enquanto, fica à critério da indústria continuar a confiar no CRI, de 40 anos de idade, ou a adotar o TM-30.

A Konica Minolta Sensing oferece uma grande variedade de produtos de medição de cores e luz. Eles podem medir uma vasta gama de substâncias e são o complemento perfeito para um destes índices.

Privacy Preference Center