Mantendo o glamour: A espectrofotometria brilha na garantia de qualidade assegurada de cosméticos


Quando se trata de cosméticos a cor é tudo, quer você esteja olhando para uma sombra dramática e esfumaçada para o olho ou simplesmente realçar o seu tom natural de pele, ou ainda mudar completamente o seu visual. Na verdade, a maioria dos consumidores de cosméticos encontrarão a paleta de cores que lhes agrada e continuarão a comprar as cores com as quais se identificam. É por isso que a repetibilidade na produção de cosméticos é absolutamente vital no aumento e manutenção da fidelidade à marca e às vendas.

Como a repetibilidade é alcançada na produção de cosméticos? Através da medição precisa da cor. Assim como em todos os processos de produção, a análise visual é normalmente o primeiro passo para se confirmar que a tonalidade da cor de um lote está de acordo com o padrão. Infelizmente, a avaliação visual é um processo muito limitado para assegurar a qualidade da cor, a diferença de brilho e textura de alguns cosméticos em pó pode dificultar a percepção exata da tonalidade.

Os espectrofotômetros com tecnologia de esfera difusa foram criados para resolver esse problema e criar um método definitivo para a determinação correta da cor, A utilização de instrumentos de medição de alta precisão cria valores números confiáveis que podem ser comparados com a cor original para assegurar que a cor está dentro de uma tolerância aceitável. A espectrofotometria é versátil como método de controle de qualidade e pode ser aplicada em diversos pontos do processo produtivo e do desenvolvimento assegurando que a cor permanece consistente a cada etapa do processo.

De maneira geral, a espectrofotometria é preferida na indústria de cosméticos porque ela confirma as informações obtidas com as inspeções visuais e quantifica os dados numericamente o que reduz logo no início do processo potenciais erros de cor. Isso economiza aos fabricantes de cosméticos tempo e dinheiro ao mesmo tempo em que assegura consistência, alta qualidade do produto com alto valor de revenda.

Obviamente, a precisão na medição de cor depende do instrumento utilizado durante o processo. A Konica Minolta é líder em instrumentos de medição de cor de alta qualidade como o CM-5, CM-700D e CM-3700A. Esses instrumentos de alta precisão são capazes de efetuar a medição da cor de forma precisa em diversas aplicações industriais dentro da indústria cosmética, mantendo assim a beleza glamorosa de seus consumidores.

Além da instrumentação, a Konica Minolta também possui softwares para Controle de qualidade e Formulação de receitas de cor. A combinação desses softwares com os instrumentos proporciona a todos os departamentos da indústria cosmética um sistema de controle de cor preciso e rastreável através de todo o processo industrial.

Privacy Preference Center