Novos Desafios Para os Fabricantes de Alimentos Que Deixam de Utilizar Corantes Artificiais


Muitos fabricantes de alimentos estão indo au naturale e removendo corantes artificiais de seus produtos. Após um longo caminho de escândalos na coloração de alimentos que atormentaram a indústria alimentícia desde os anos 50, mais e mais consumidores começam a se queixar com os sete corantes alimentícios ainda aprovados pelo FDA. Esses corantes artificiais eram sintetizados a partir do petróleo e muitos acreditam que sua ingestão poderia causar efeitos colaterais àqueles que os consumissem.

No geral, a maioria dos consumidores americanos é extremamente hesitante para comprar qualquer alimento que contenha aditivos sintéticos ou artificiais. Em resposta às preocupações de seus clientes, gigantes do setor alimentício como General Mills, Kraft, Papa John’s , Panera, Subway e vários outros, estão buscando desenvolver corantes alimentícios naturais.

Isso está criando um grande desafio para muitos fabricantes que são incapazes de manter as mesmas cores produzidas com a utilização de corantes artificiais. Alguns problemas vêm do processamento de novos ingredientes naturais uma vez que estes são feitos de frutas, vegetais e temperos. Todos esses ingredientes têm seu próprio sabor e aroma. Isso significa que os fabricantes de alimentos têm de adicionar um passo a mais no processamento desses corantes para a remoção desses sabores para que estes não impactem no sabor do produto final.

Outro problema é a escassez generalizada de tonalidades de corantes alimentícios naturais, uma vez que verdes e azuis e outras cores vibrantes só podem ser criadas com a utilização de corantes artificiais. Na verdade, até dois anos atrás, não havia alternativa natural para corantes alimentícios azuis aprovados no FDA até a chegada da espirulina como corante natural para balas e doces. Mesmo com esta recente adição a maioria dos corantes naturais não são, nem de perto, vivos como seu contra tipos artificiais.

A manutenção da consistência na coloração natural dos alimentos industrializados se tornará vital à medida que uma grande parte dos produtores mudarem seus processos para a incorporação de corantes naturais em suas linhas de produção. A Konica Minolta possui uma grande variedade de instrumentos para a medição de cor que são extremamente eficientes na preservação da cor e consistência em cada etapa do processo produtivo.

Privacy Preference Center