A colorimetria ajuda a aumentar a qualidade do Café


Sua xícara de café matinal tem história. Na verdade, da planta de café à mesa, o processo de criação da sua xícara de café é extremamente complexo. Isso ocorre em parte porque, assim como o vinho, a produção de café varia de ano para ano. Isso dificulta a manutenção da consistência na qualidade do café. Para complicar ainda mais, os processos de colheita e preparação influenciam a qualidade e consistência final dos grãos de café.

A necessidade de criação de cafés de alta qualidade se dá em função de diversas variáveis que estão simplesmente fora do controle do fazendeiro de café e dos produtores serem capazes de determinar quais grãos tem a melhor qualidade. Cada grão de café passa por rigorosas verificações de qualidade para assegurar que atendam a severos padrões internacionais de qualidade. No passado, os produtores de café e os torrefadores tinham de confiar apenas na capacidade visual e no paladar para determinar a maturação e disponibilidade dos grãos. Mesmo com a experiência de produtores e provadores de café, é muito difícil manter a consistência da qualidade, uma vez que a percepção humana pode facilmente mudar em função do comportamento e do ambiente diário.

Para superar essas limitações, os torrefadores de café passaram a utilizar um pequeno e elegante dispositivo chamado colorímetro. Antes dos grãos serem torrados, um dos aspectos mais importantes é a verificação da cor verde dos grãos. Isso porque a cor verde pode variar dependendo da altitude na qual os grãos foram cultivados.

Usando o colorímetro CR-410 da Konica Minolta, eles foram capazes de determinar que quanto maior a altitude maior será a tonalidade azul ou azul esverdeada dos grãos de café em comparação com as menores altitudes. Isso facilita a determinar quais grãos tem a melhor qualidade. Isso não somente ajuda na manutenção dos níveis de qualidade, mas também ajuda os produtores a determinar com maior exatidão a quantidade de lucro a ser obtido baseados na quantidade dos grãos de alta qualidade colhidos.

Após todo esse trabalho, parece que eles definitivamente merecem uma xícará de café.

Privacy Preference Center