A coordenação da cor do produto em todas as funções de trabalho


Controlar a cor e a aparência de produtos pode envolver um grande número de indivíduos, departamentos e fornecedores. Este processo requer que a cor seja especificada, produzida e inspecionada para ser exata usando as ferramentas adequadas, incluindo sistemas de medição, cabines de luz e software. Embora cada indústria tenha operações diferentes, por causa do tamanho da empresa, aplicação do produto, cadeia de produção e outros fatores, apresentamos abaixo uma visão geral das funções típicas de trabalho que podem estar envolvidos neste processo. Isso inclui soluções para realizar cada tarefa de forma mais eficiente e a maneira pela qual a cor é frequentemente coordenada em diversos estágios para atender à definição do padrão.

Designers

Dependendo da aplicação, o processo de cor muitas vezes começa com o designer. Seu objetivo não é apenas criar produtos que são úteis ou de entretenimento, mas que também sejam visualmente atraentes para o cliente ou usuário final. Os designers especificam a cor e a aparência do produto, entre outras coisas.

Participação geral no processo de cor:

  • Determinar a viabilidade de produção da cor em um determinado sistema ou substrato.
  • Especificar valores de cor ou valores de amostra para o produto acabado
  • Comunicar as especificações de cor para os clientes, fornecedores e departamentos internos
  • Gerenciar paletas de cores para marcas e produtos

Antes de comunicar a cor selecionada para diversos setores como por exemplo a P&D o designer pode usar um software avançado para determinar a viabilidade de produção da cor. Para que a comunicação da cor possa ser feita de forma precisa em termos numéricos , esta é quantificada com a utilização de instrumentos de medição de cor de alta precisão. Isso evita erros de interpretação e especificação por outras pessoas e departamentos aumentando a rapidez do processo.

Para especificar e comunicar a cor de forma precisa em toda a cadeia de produção, verifiqueo Software Colibri e estes instrumentos de medição de cor de alta precisão.

Pesquisa e Desenvolvimento/Cientistas

Profissionais de pesquisa e desenvolvimento (P&D) são a chave para criar a cor especificada pelo designer, cliente ou equipe interna. Seu objetivo é formular receitas e amostras que atinjam a cor especificada de forma rápida e eficiente.

Participação geral no processo de cor:

  • Formular a receita da cor que melhor combina com a cor padrão
  • Definir condições e métodos para a produção de cores que cumpram a norma de forma precisa e consistente
  • Criar e analisar amostras para a verificação de metamerismo* ou inconsistências.
  • Enviar amostras para para aprovação do designer e/ou cliente

Para obter resultados precisos e consistentes, processos padronizados, condições ambientais e procedimentos de manutenção dos equipamentos devem ser previamente estabelecidos. Com instrumentos de medição de cor de alta precisão e um software sofisticado de correspondência de cor ou análise, profissionais de P&D são capazes de formular rapidamente ou corrigir cores e comunicar claramente os resultados para os outros. Isto aumenta a produtividade e elimina o desperdício.

Para aumentar a produtividade e eliminar o desperdício dentro de P&D, confira o software Colibri ColorMatch e estes instrumentos de medição de cor de alta precisão.

Profissionais de Produção

Profissionais de produção fabricam o produto acabado. Seu objetivo é produzir produtos que atendam às normas de qualidade definidas, incluindo a cor.

Participação geral no processo de cor:

  • Definir como e quando a cor do produto será avaliada
  • Definir procedimento de controle de processo para corrigir cores fora de especificação
  • Produzir amostras/lotes de cores de acordo com a receita e procedimento de P&D
  • Fabricar o produto acabado com a cor definida

Acompanhar as principais métricas de desempenho, incluindo o rendimento da produção e a eficácia global do equipamento, é essencial para melhorar os processos produtivos e atender as normas de forma mais eficiente. Muitos gerentes de produção estão agora concentrados na automatização do processo de fabricação e têm acesso a dados em tempo real, a fim de aumentar o tempo de atividade e diminuir os erros. Medições que fornecem dados em tempo real na linha de produção permitem que os trabalhadores possam identificar e corrigir imediatamente produtos com cores fora do padrão, eliminando desperdício e resíduos.

Para aumentar a produtividade e eliminar o desperdício no processo de produção, confira os instrumentos de medição da cor de alta precisão, incluindo espectrofotômetros e colorímetros.

Garantia de Qualidade/Controle de Qualidade

Profissionais da área de Controle de Qualidade asseguram que tudo, desde as matérias-primas até os produtos acabados, atendam aos padrões de qualidade definidos por meio de inspeções rigorosas. Isso inclui a cor e a aparência dos produtos tipicamente especificados pelo designer, cliente ou equipe interna.

Participação geral no processo de cor:

  • Avaliar amostras/lotes de cores e a cor do produto acabado em relação ao padrão
  • Aprovar ou reprovar cores com base na fórmula de tolerância e limites de diferença de cor

Dados precisos são essenciais para o controle de qualidade funcionar de forma eficaz. Instrumentos de medição de cor precisos são necessários para gerar valores de cor das amostras que estão sendo inspecionadas para comparação com os valores de cor padrão. Softwares de controle de qualidade de cor são utilizados para melhorar a eficiência e a realização de avaliações mais inteligentes e consistentes e também são utilizados para armazenar os resultados das medições, recuperar especificações e identificar mais facilmente cores fora do padrão e com metamerismo*. Isso garante que o produto final atenda às especificações de cores.

Para medir com precisão e inspecionar a cor e a aparência de amostras, confira o software Colibri ColorQuality e estes instrumentos de medição de cores de alta precisão.

Devem ser usados equipamentos padronizados, procedimentos e condições documentadas e compartilhadas por toda a cadeia de produção, para coordenar a cor de forma ideal, da concepção até o produto acabado. Isso garante que as mesmas diretrizes e especificações são respeitadas para a consistência da cor e precisão , aumentando assim a eficiência.

Processos e condições a serem padronizados incluem:

Especificações de avaliação visual: Fontes de luz, ângulos de visão, condições de apresentação da amostra

Especificações dos instrumentos de medição: Espaço de cor, fórmula de diferença de cor, tolerâncias, geometria do instrumento, observador padrão CIE, iluminantes, condições de apresentação da amostra

* Metamerismo: Quando duas ou mais amostras correspondem à cor sob uma fonte de luz ou condição de visualização, mas não em outra.

Privacy Preference Center