Antes e agora: A História da tecnologia LED e monitores


Com todos os avanços sendo feitos em tecnologia de monitores, é difícil acreditar que o conhecimento utilizado para criar e desenvolver esta tecnologia tem mais de cem anos de idade. Na verdade, os primeiros passos nesse campo de tecnologia começaram já em 1897, quando Karl Ferdinand Braun, um físico e inventor, construiu o primeiro tubo de raios catódicos. Este pequeno tubo permitiria que os primeiros televisores fossem construídos e criaram uma indústria que tem avançado a passos largos desde sua humilde origem.

O segundo grande avanço na tecnologia de monitores veio 10 anos depois de Karl Ferdinand Braun, em 1907, com a descoberta da eletroluminescência. Este fenômeno que ocorre naturalmente daria o primeiro grande passo para a tecnologia LED. Em 1952 vimos o desenvolvimento do primeiro monitor de tela curvada, e foi instalado em apenas algumas salas de cinema nos EUA. Essa tecnologia só estaria disponível para os consumidores cinquenta anos depois.

O próximo grande avanço na história dos monitores foi a invenção da primeira lâmpada de LED em 1961. Robert Biard e Gary Pittman patentearam o primeiro diodo emissor de luz infravermelha para a empresa Texas Instruments. No ano seguinte Nick Holonyack produziu a primeira luz visível de LED. Dois anos depois, em 1964, a tecnologia de monitores deu outro salto com a invenção de telas de LCD e plasma pelo inventor americano James Fergason.

Mesmo que os smartphones touchscreen sejam uma tecnologia relativamente nova, o primeiro destes monitores foi inventado já em 1965 e foi usado primeiramente por controladores de tráfego aéreo.

Da mesma forma que o HDTV tem seu início no Japão durante os anos de 1960 e 1970, apesar de só chegar nos EUA em 1998. No momento em que os monitores chegam à década de 90, os OLEDs são inventados pela Kodak e temos as primeiras telas de plasma em cores.

Incrivelmente, a indústria de monitores se expandiu rapidamente e continuará se expandindo. Monitores de vários tamanhos, formas e tecnologia serão desenvolvidos para diversas aplicações. Assim a necessidade de sistemas de teste precisos para monitores vão crescer consideravelmente. A Konica Minolta tem inúmeros sistemas de medição de monitores disponíveis para atender às necessidades em constante mudança da indústria de monitores.

Privacy Preference Center