A Qualidade da Cor de Shampoos


O shampoo é um tipo de agente de limpeza para o cabelo. Ele tem certas características de qualidade e de uso dentre as quais podemos destacar o poder de limpeza. Cada marca possui uma formulação diferente de acordo com as características do cabelo e do couro cabeludo. A fragrância do shampoo tem grande importância uma vez que essa característica é muito popular. Outros fatores importantes que também são levados em consideração são o brilho deixado no cabelo, a toxicidade e a irritação do couro cabeludo.

Há muitas categorias diferentes de shampoos especiais, cada uma alegando ter propriedades que vão além da limpeza do cabelo, como por exemplo, os shampoos anti-caspa, para manter a cor, para os cabelos de bebê, para aumentar o volume do cabelo, shampoos 2 em 1, que contêm condicionadores e muitos outros.

Percepção do shampoo

Quando um individuo avalia um produto, seja no ponto de venda ou durante o uso, ele o faz usando seus sentidos. A aparência e as características visuais são elementos chave na percepção dos consumidores em sua decisão durante a compra de shampoo. A cor do shampoo é influenciada pela fonte de sua fragrância. Essas fragrâncias podem ser herbais, florais, frutadas, entre muitas outras. A cor não só acentua a fragrância mas também influencia a textura do produto. Cores fortes indicam alta concentração de químicos e cores claras amenizam o produto dando um aspecto mais natural e a impressão de ser menos agressivo com o cabelo e o couro cabeludo.

Medição de Cor

Instrumentos como colorímetros e espectrofotômetros são ferramentas ideais para a medição de cor.

Espectrofotômetros de medição de cor são amplamente utilizados para quantificar a cor de um produto na fase de desenvolvimento, processamento, além da análise de tendência e avaliação de desempenho.

Como os shampoos vêm em uma forma líquida, a sua aparência pode ser opaca ou translúcida sendo os espectrofotômetros de bancada ideais para essa aplicação. Um espectrofotômetro de bancada é capaz de fornecer medições tanto de refletância (opaca) quanto de transmitância (translúcida). Como o shampoo é líquido, ele deve ser medido em uma uma placa de Petri ou Cubeta.

Análise e Processos

Existem dois tipos de shampoos, sendo a maioria opaca, em que a medição por refletância é geralmente utilizada; e o tipo translúcido ou transparente, que é o tipo menos comum no qual efetuamos a medição por transmitância. Com a utilização de um espectrofotômetro a amostra é medida e os dados são convertidos para o espaço de cor CIE L*a*b ou CIE L*c*h* que é exibido pelo instrumento. Com essas informações a cor pode ser quantificada pelo usuário para assegurar sua consistência.

Refletância

Na medição por refletância, a amostra opaca é colocada em uma célula de vidro ou placa de petri e é colocada na abertura do instrumento de medição. Uma fonte de luz, acoplada à uma esfera de integração é utilizada para iluminar a amostra. A amostra irá absorver e refletir as propriedades da cor que será capturada pelo sensor para o cálculo da cor.

Transmitância

Da mesma forma para a medição de transmitância, a amostra translúcida é colocada em uma célula de vidro e em seguida na câmara de transmitância. A lâmpada iluminará a esfera de integração e será direcionada para a amostra, a luz passará através da amostra para o sensor então os dados serão calculados para determinar a cor e a opacidade da amostra.

Testes de cores também são realizados no cabelo antes e depois da lavagem para comparar a diferença no tom da cor, a capacidade de manter ou ressaltar a cor do cabelo tingido é uma função essencial para certas marcas de shampoo.

Tecnólogos usam dados colorimétricos nos estágios de pesquisa e desenvolvimento para determinar a cor que combina com a fragrância do shampoo; para comparar e analisar a capacidade de reter a cor do cabelo tingido após o uso e para determinar a cor da embalagem do produto final.

Os espectrofotômetros são utilizados durante a produção para monitorar a cor durante o processo de mistura do shampoo; avaliar a classificação do produto final e garantir a consistência da cor de ambos; produtos e embalagens.

A Konica Minolta oferece uma ampla gama de colorímetros e espectrofotômetros para medições de cor e suas aplicações específicas.Conheça todas as soluções que oferecemos para a indústria de cosméticos.

Privacy Preference Center