O futuro da moda: roupas que brilham


Esteja preparado para esta nova brilhante tendência da moda. Cientistas da Universidade de Fudan, em Xangai, desenvolveram fibras emissoras de luz que podem algum dia ser tecidas nas roupas que vestimos ou se tornem parte de vestimentas movidas à energia solar, as quais podemos depender no futuro. O que eles inventaram é o primeiro tecido inteligente do mundo.

Em vez de usar LEDs ou LCDs orgânicos, a equipe da Universidade de Fudan decidiu usar células eletroquímicas emissoras de luz à base de polímetros (PLECS) para produzir suas fibras brilhantes. A escolha foi baseada no fato de que PLECS exigem menos potência e são transparentes e têm uma eficiência de conversão elevada de elétron para fóton em comparação com LEDs e LCDs, que exigem menos potência e são transparentes.

A equipe começou com um fino fio de aço e o revestiu com nanopartículas de óxido de zinco, um polímero eletroluminescente e uma camada transparente de nanotubos de carbono. O resultado foi uma pequena fibra suficientemente flexível para ser costurada em um tecido.

Atualmente, os PLECS emitem luz azul ou amarelo brilhante, mas podem ser feitos para emitirem outras cores também. Uma desvantagem é que as fibras criadas até agora são muito pequenas para uma tecelagem prática e seu brilho diminui pela metade dentro de quatro horas de operação. Os pesquisadores, no entanto, insistem que PLECS poderiam eventualmente durar até milhares de horas.

Como muitas novas descobertas, os PLECS são obrigados a passar por um período de tentativa e erro. Não se engane; estas experiências atuais levarão a versões mais robustas de fibras brilhantes. Sem dúvida, algum dia em um futuro não muito distante vamos vestir roupas que emitem luz, e também fornecem calor. O que poderia dar novo significado para quando alguém diz que está radiante.

Para a medição do brilho de uma superfície recomendamos o medidor de luminância LS150. O LS-150 é versátil o suficiente para avaliações de uma enorme variedade de condições de luminância.

Conheça também nossos instrumentos específicos para a indústria têxtil, que permitem que os usuários avaliem com precisão, reproduzam e controlem a cor e a aparência de vários tipos de amostras, incluindo corantes, tecidos, fios e fibras em um processo mais simplificado internamente e em toda a cadeia de produção

Privacy Preference Center