Obscurecido por nebulosidade: Como garantir a clareza em materiais transparentes


Assim como na atmosfera, a nebulosidade pode criar uma aparência turva em objetos. Esta nebulosidade faz com que os objetos pareçam mais claros e distorcidos, muitas vezes criando problemas para os fabricantes que precisam atender a certos padrões de qualidade para os seus produtos.

A aparência nebulosa em objetos ocorre quando irregularidades em substâncias ou nas condições de superfície fazem com que a luz se espalhe. Se a luz se dispersa quando ela atinge ou passa através de um material, a nebulosidade pode aparecer e a clareza do produto fica comprometida. Esta falta de clareza afeta principalmente materiais transparentes, como plásticos, vidros e líquidos. Embora altamente problemática para os fabricantes, a nebulosidade pode ser controlada e minimizada usando a instrumentação adequada.

Tudo às claras

A tecnologia de medição de cor não só avalia a cor de um objeto, mas a falta de cor em um objeto. Quando a nebulosidade é problema em materiais transparentes, um espectrofotômetro de trasmitância ou medidor de turbidez devem ser usados para o controle do processo. Os espectrofotômetros, muitas vezes utilizados em conjunto com softwares de análise de controle de qualidade, gera dados completos sobre a clareza do material e a quantidade de turbidez na sua aparência. Isso permite aos usuários identificar a origem da turbidez e corrigi-las imediatamente.

Um valor de turbidez padrão deve primeiro ser definido (por exemplo, valor percentual de turbidez padrão entre 0% e 30%. Se o valor da porcentagem de turbidez da amostra é maior que 30%, a amostra será rejeitada) para garantir que cada lote de material mantenha a consistência e clareza. Cada amostra pode ser avaliada com o uso de um espectrofotômetro para identificar qualquer nebulosidade no objeto, a quantidade de nebulosidade (porcentagem do valor de turbidez) em sua aparência, e se estes valores estão dentro do padrão estabelecido. Com esses dados, a correção pode ser feita efetivamente antes que uma produção em massa seja realizada e documentada para futuros lotes. Ao identificar o problema com antecedência, o retrabalho e produtos rejeitados são evitados.

Para efetivamente avaliar a transparência e a de nebulosidade em suas amostras, os seguintes produtos são recomendados:

Espectrofotômetro CM-5

Espectrofotômetro CM-36dG

Espectrofotômetro CM-3700A

SpectraMagic NX2 Software

Privacy Preference Center