Por que as flores têm cor – Uma história de sobrevivência


Assim como os seres humanos, as flores herdam sua aparência pelos genes. Pigmentos nascem nessas plantas, produzindo uma gama de cores através do espectro. O mesmo químico, carotenóide, que produz o pigmento em tomates e cenouras também produz as cores amarelo, vermelho, laranja em certas flores. Outro químico, a antocianina, é responsável pela produção de pétalas de flores coloridas como vermelho, rosa, azul e roxo. Enquanto muitas pessoas vêm essas plantas como simplesmente artigos de decoração, as flores não são coloridas apenas para serem bonitas – elas precisam de suas cores para sua sobrevivência.

Os pássaros e as abelhas

Os pássaros e as abelhas são literalmente responsáveis pela reprodução de certas flores. Isso porque cores vivas ajudam a atrair essas espécies entre outros animais, atraindo-os frequentemente a pousar em suas flores. Uma vez lá, os insetos e animais colhem o pólen das flores e o néctar como alimento e então se movem para a próxima flor colorida repetindo o processo. O pólen gruda em seus pés e corpos ao se moverem de planta para planta, disseminando alguns desses pólens para outras flores promovendo a polinização e a reprodução.

Essa tática de sobrevivência não é apenas uma coincidência. Pesquisadores acreditam que com o tempo as flores evoluem suas características para melhor atrair pássaros, abelhas e outros polinizadores. Para atrair beija-flores, por exemplo, certas flores produzem as cores laranja e vermelho, enquanto que certas espécies de plantas produzem pétalas de cores vibrantes ou padrões de violeta para atrair as abelhas. Após um tempo, os animais e insetos começam a conectar as cores das flores à recompensa de fontes de alimentos e cada vez mais procuram por pólen e néctar nesses tipos de flores. Enquanto outras características das flores como textura e fragrâncias também são usadas para atrair os polinizadores, a cor das plantas é vital para a sobrevivência de uma geração para a outra.

E você? Quais flores te atraem?

Privacy Preference Center