Formula de Diferença de Cor CIE 2000


A fórmula de diferença de cor CIE 2000 foi desenvolvida para solucionar o problema de diferenças entre as avaliações de cor feitas pelos humanos e os instrumentos de medição, causadas pelas diferenças entre a forma e o tamanho dos limites de percepção do olho humano.

A fórmula de diferença de cor CIE 2000 não é uma tentativa de criação de um espaço de cor no qual os limites de percepção do olho humano sejam uniformes. Ao contrário, ela define um cálculo no qual a diferença de cor medida se aproxima ao máximo com os limites de percepção do olho humano no espaço de cor CIE Lab (Espaço de cor L*a*b*). Ajustes específicos podem ser aplicados às diferenças de luminosidade ΔL*, saturação ΔC* e tonalidade ΔH* pela utilização dos coeficientes SL, SC e Sh respectivamente. Esses coeficientes de ajuste SL, SC e Sh, incluem os efeitos da luminosidade L*, Saturação C* e ângulo de tonalidade H. Consequentemente o cálculo incorpora as características de percepção de limites do olho humano no espaço de cor CIE Lab (Sistema de cor L*a*b*): 1) Dependência de Saturação, 2) Dependência de Tonalidade, 3) Dependência de Luminosidade.

Com o espaço de cor CIE Lab (L*a*b*), as faixas de avaliações de diferença de cor, representada pela diferença de cor ΔE*ab e índice de diferença de cromaticidade Δa*b* são um círculo perfeito ou um retângulo no espaço de cor L*a*b*. Com a fórmula de diferença de cor CIE 2000, a diferença de cor ΔE00 é representada com uma elipse tendo o eixo principal na direção da saturação, que é similar à forma de percepção de diferença de cor do olho humano. Na região com baixa saturação, os pesos dos coeficientes SL, SC e Sh são respectivamente próximos a 1, tornando a elipse mais circular.

Na região com maiores saturações, o peso do coeficiente SC torna-se maior comparado com os outros coeficientes SL e Sh, fazendo com que a elipse se torne mais longa na direção da saturação (baixa sensibilidade às diferenças em saturação)

Com a fórmula de diferença de cor CIE 2000, o efeito do ângulo de tonalidade também é considerado. Como resultado, a fórmula pode acompanhar outra característica dos limites de percepção do olho humano no espaço de cor CIE Lab (L*a*b*): 4) Mudança na direção do limite de percepção de cor ao redor do ângulo de 270 graus (azul) (desvio de direção da saturação).

Privacy Preference Center