Como as empresas de alimentos medem cor para produzir produtos com qualidade superior?


O ditado diz que comemos primeiro com os olhos. Não é nenhuma surpresa, então, que a indústria de alimentos gasta incontáveis horas criando os tons ideais que veremos quando abrimos um pacote.

Todos, de chefs ao departamento de marketing, querem que a comida pareça atraente e uniforme; mas especialistas em cores entendem o que mais está por trás da tonalidade específica da cor de uma garrafa de refrigerante. O controle de cor na indústria de alimentos é um processo detalhado que inclui o acompanhamento desde a cozinha de teste para a linha de produção final e pode determinar como um produto é recebido no mercado.

Um bom exemplo de como o controle de cor na indústria de alimentos é importante é a medição da cor da manteiga de amendoim. Manteiga de amendoim é um dos muitos produtos regulamentados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), e a cor do produto final é um componente importante da classificação final que cada lote recebe. As orientações do USDA incluem a iluminação, condições, a aplicação do produto e outras características de menor importância que devem ser mantidas durante a inspeção do lote – o departamento também fornece amostras de cartões, semelhantes a fichas de pintura, para usar como comparação.

Medir a cor da manteiga de amendoim envolve a criação de um ambiente perfeito e, em seguida, aguardar para que todos os revisores reunidos concordem com as menores variações de tons de marrons – o que pode ser demorado e, por sua vez, caro. E se o lote está fora de padrão, ele é todo perdido. Os colorímetros fizeram a tarefa tediosa do controle de cor da indústria de alimentos muito mais simples, permitindo que os fabricantes verifiquem os produtos rapidamente em várias etapas do processo e saibam imediatamente se a cor combina com o tom que eles estavam buscando. Novos produtos podem até permitir que as especificações do USDA sejam carregadas no instrumento, tornando a medição das cores da manteiga de amendoim uma tarefa muito fácil de ser executada.

Padarias também utilizam colorímetros para controle de cor na indústria de alimentos para manter o tom certo de marrom dourado em tudo, de biscoitos a pães. A fim de evitar que os trabalhadores da linha de controle de qualidade confiem apenas em seus olhos e em uma imagem da cor ideal, unidades portáteis e fáceis de usar permitem que as empresas insiram sua cor preferida direto no instrumento e rapidamente fiquem sabendo se os produtos na linha de produção são todos iguais.

Os colorímetros são ideais para ajudar os fabricantes a garantir que seus produtos tenham apelo e percepção visual correta.

Eles também podem ajudar na classificação de produtos para determinar se ele já está maduro ou se começou a estragar. E, assim como com a manteiga de amendoim, eles podem ajudar a medir a classificação do USDA, e outros padrões, em produtos como café, batatas fritas e tomates.

Tais instrumentos têm o poder de economizar horas de monitoramento no controle de cor na indústria de alimentos em uma única etapa, permitindo que consumidores do mundo todo aproveitem suas compras à primeira vista.

Privacy Preference Center