Por que a medição de cor pode inspirar a indústria de iluminação?


Os fotômetros são dispositivos que permitem a análise de medições quantitativas de luz direta, ambiente e refletida. Estes dispositivos são capazes de fornecer medições quantitativas que são então utilizadas pelos engenheiros para desenvolver sistemas de iluminação personalizados e escolher materiais que são capazes de maximizar a utilidade do sistema de iluminação de interiores e exteriores com luz ambiente e refletida.

A Iluminação é um aspecto muito importante do design. Tanto a iluminação interna e externa, como luzes de teto, iluminação de segurança, iluminação pública, semáforos e sinais de segurança todos fazem uso da pesquisa tecnológica de iluminação. Embora existam muitos métodos para medir e analisar a luz, geralmente há dois métodos para maximizar a eficácia de uma luz. Primeiro, o simples aumento da intensidade da luz faz com que ela seja visível à distância e a luz ambiente extra vai aumentar a visibilidade em áreas escuras. Infelizmente, o aumento da intensidade de uma luz tem muitos inconvenientes que rapidamente ofuscam quaisquer benefícios. Por exemplo, luzes brilhantes confundem motoristas na chuva ou se houver pouca luz na área. Além disso, luzes brilhantes não aumentam a visibilidade em situações de neblina ou fumaça, porque a luz é difundida devido aos contaminantes do ar. E por fim, luzes brilhantes usam muito mais energia elétrica, levando a maiores contas de serviços públicos e mais tensão sobre o meio ambiente e seus recursos naturais.

A luz também pode ser focada em superfícies mais reflexivas. Isto significa que a fonte de luz primária pode iluminar parte de uma área escura, enquanto que a luz ambiente pode ser utilizada para iluminar outras áreas. Isso é mais eficiente do que simplesmente aumentar o brilho, mas ainda não resolve os problemas introduzidos pela fumaça, chuva e outros fatores, como por exemplo, o daltonismo. Além disso, superfícies reflexivas muitas vezes precisam de manutenção, aumentando os custos de longo prazo da solução de iluminação e, em geral, proporcionando pouco benefício real. Porém, com o desenvolvimento do díodo emissor de luz (LED), designers têm agora opções de iluminação mais flexíveis. Luzes LED produzem mais luz do que as lâmpadas incandescentes e fluorescentes tradicionais e ao mesmo tempo usam menos eletricidade. E, com seu menor tamanho físico, luzes LED podem ser instaladas em mais locais do que a iluminação tradicional, dando aos desenvolvedores opções extras na criação de projetos de iluminação. No entanto, a simples instalação de uma iluminação mais avançada não é a solução ideal. Em vez disso, os projetistas e engenheiros primeiro precisam entender as necessidades de iluminação específicas para cada local, e depois eles podem desenvolver e implementar uma solução de iluminação personalizada para a área. Esta análise da luz pode ser realizada com dispositivos como um espectro radiômetro, que é um dispositivo especial que mede a potência espectral de uma fonte de luz. Estas leituras garantem que a saída visível da fonte de luz corresponda aos requisitos do local, e que a luz está funcionando de forma aperfeiçoada. Por fim, a informação de cor pode ser obtida de fontes de luz ou de reflexão de luz de materiais de construção, por exemplo, utilizando um dispositivo, como um colorímetro, e estas leituras podem então ser utilizadas para personalizar e calibrar a iluminação. Alguns usos para colorímetros na iluminação incluem:

Medição de iluminação disponível em um ambiente. Durante o dia, muitos escritórios já têm uma fonte livre de luz: o sol. Ao usar colorímetros para analisar a luz disponível, os designers e engenheiros podem adicionar iluminação interna para aumentar, em vez de substituir, a luz do dia disponível. Pesquisas têm mostrado que é a luz solar, e não a luz artificial, que controla e calibra nossos relógios internos. Assim, trabalhando com o sol, e não contra ele, pode levar a funcionários mais saudáveis e mais felizes o que se traduz em menos trabalho perdido devido à fadiga e doenças. Além disso, colorímetros podem ser usados para calibrar a iluminação interna para garantir que a luz produzida por estas luzes não causem reflexos prejudiciais que podem distrair e cansar colaboradores ainda mais.

Calibração da iluminação exterior. A iluminação ao ar livre, como a encontrada em estacionamentos é uma parte essencial da vida moderna. Ao manter estacionamento e ruas bem iluminadas, podemos reduzir a incidência de crime e ajudar as pessoas a se sentir mais seguras. Infelizmente, as soluções de iluminação mais atuais têm duas configurações: ligado e desligado. Isto significa que, durante as horas de crepúsculo, a luz extra está sendo produzida e energia sendo desperdiçada. Ao usar colorímetros para realizar alguns testes, a iluminação exterior pode ser mais eficaz quando necessário, e pode entrar em modos de economia de energia quando não for necessária.

Melhoramento da acessibilidade e usabilidade de sinalização de emergência. Placas tradicionais de saída de incêndio têm letras vermelhas para indicar que elas devem ser usadas em caso de emergência. No entanto, a pesquisa mostrou que o vermelho não é o ideal durante incêndios e, por isso, muitas dessas placas foram substituídas por letras verdes. Da mesma forma, muitas placas têm cores que não necessariamente se destacam em seu meio ambiente, e que não são tão visíveis para pessoas daltônicas ou pessoas com visão reduzida. Os colorímetros podem ser usados para determinar as melhores cores e tipos de iluminação para estas sinalizações para garantir que elas sejam úteis quando forem necessárias.

Independentemente da aplicação, os colorímetros são importantes não só para a calibração e configuração de equipamentos de iluminação e vídeo, mas também para determinar as necessidades de iluminação de um local em primeiro lugar. Os colorímetros e a análise que eles fornecem são uma ferramenta essencial para engenheiros e designers para garantir que os espaços exteriores estejam corretamente iluminados, permitindo que a sinalização seja visível para um público mais amplo.

Privacy Preference Center